Para o vice-governador de São Paulo, o Brasil desperdiçou dinheiro durante a pandemia e agora paga uma conta alta por isso

Desperdício e gastos equivocados do Brasil durante a pandemia fizeram com que a inflação voltasse e os juros subissem, isso inibe o empreendedorismo na avaliação de Rodrigo Garcia, vice-governador do Estado de São Paulo. Em entrevista exclusiva ao programa “A Hora e a Vez da Pequena Empresa”, que pode ser visto no YouTube, ele declarou estar preocupado com os próximos anos. “O Brasil precisa cuidar bem da economia nacional para evitar um processo de recessão econômica. Atuar de maneira responsável para ter equilíbrio de contas, podendo assim gerar riquezas, oportunidades e aproveitamento da retomada no pós-covid. Entretanto, ano eleitoral não é tranquilo para debater essas questões racionalmente. A sociedade está neste momento conflituosa”. Para ele, o diálogo e o bom senso precisam prevalecer.

“Nosso desafio é continuar apoiando o empreendedor e melhorando o ambiente de negócios”.

Rodrigo Garcia afirma que neste momento, a geração de empregos e de oportunidades é fundamental. “Nosso desafio é continuar apoiando o empreendedor e melhorando o ambiente de negócios”. Entre as ações do governo do Estado de São Paulo, ele destaca o programa Desenvolve SP, um banco de fomento com linhas de crédito e condições especiais para micro e pequenas empresas paulistas. “Em março, lançamos um programa no Banco do Povo, que consiste no empréstimo de R$ 5 mil para que o microempreendedor negativado e com restrição possa limpar o nome e voltar a ter acesso a crédito. Estamos incentivando esse programa por meio do Fundo Garantidor do Estado e já foram destinados mais de R$ 100 milhões”, relata.

Da mesma forma, segundo ele, as reformas da previdência, administrativa e fiscal feitas no Estado foram investimentos importantes, assim como os recursos destinados à infraestrutura, como estradas vicinais e duplicações, que geram empregos, oportunidades e permitem que São Paulo continue competitivo.

Ainda em relação aos incentivos ao empreendedorismo, o vice-governador destaca os juros subsidiados aos setores que mais sofreram com a pandemia, como turismo, eventos, bares e restaurantes. “Em 2020, o Estado foi obrigado a reduzir em 20% os benefícios fiscais de todos os setores por conta da crise provocada pela pandemia. Entretanto, parte destes benefícios foram retomados durante o ano passado em áreas como saúde e agronegócios. O restante dos benefícios fiscais deve retornar no próximo ano”, garante. Para Rodrigo Garcia, a legislação do ICMS no Brasil é danosa, com alíquotas diferentes em cada Estado, gerando competição desleal. “Enquanto não tivermos uma reforma tributária com vigência para todos os Estados brasileiros, vamos conviver de benefícios fiscais, que não é o ideal”, conclui.

Dúvidas e outras informações, entre em contato com a Assessoria de Imprensa: (11)3145-1370, horário comercial