Novo governo, novos desafios

O novo presidente eleito vai enfrentar uma situação muito difícil para reajustar o orçamento de 2023 em vista das promessas eleitorais. “Como as contas já estão no seu teto, o governo de transição já se antecipou e está conversando com o Congresso para poder ajustar esse orçamento de 2023, para que haja condição de governabilidade”, afirma o economista Otto Nogami.

Por outro lado, uma reaproximação da comunidade internacional pode facilitar muito a atividade econômica do Brasil, principalmente no que diz respeito ao comércio internacional. Além de abrir as fronteiras brasileiras para a vinda do investimento direto ao país.

Isso tende a elevar a taxa de câmbio a um patamar mais baixo, favorecendo a nossa economia, principalmente a importação de bens intermediários que alimentam a nossa indústria. Isso poderá impactar em custos de produção, reduzindo os preços ao final do processo de produção, contribuindo para um arrefecimento maior da inflação. Com esse cenário passaremos a ter uma condição de uma taxa de juros Selic mais interessante para a economia brasileira.

“Como as contas já estão no seu teto, o governo de transição já se antecipou e está conversando com o Congresso para poder ajustar esse orçamento de 2023, para que haja condição de governabilidade”.


Dúvidas e outras informações, entre em contato com a Assessoria de Imprensa: (11)3145-1370, horário comercial